terça-feira, 5 de maio de 2015

CACHORRINHA DA À LUZ DEZ FILHOTES EM PRAÇA PÚBLICA, APENAS TRÊS SOBREVIVEM.

Em Rio de Contas-BA, Chapada Diamantina uma cachorrinha deu à luz a dez filhotes, sete não resistiram.








O incidente aconteceu neste final de semana na Praça da Matriz Maestro Esaú Pinto. Os comerciantes próximos ao local improvisaram uma pequena cabana de papelão e estão alimentando o animal que amamenta.


A quantidade de animais soltos nas Ruas aumentam a cada dia.

 A falta de política pública, mobilização popular e interesse para solucionar o problema é visível, ao contrário da cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora que através de mobilização popular criou uma ONG que com a participação de voluntários está cuidando dos animais e através de doações está criando um Canil.

Outro Exemplo a seguir é o da Cidade de Patrocínio, Região do Alto da Parnaíba que resolveu encarar a causa do controle de cães e gatos nas vias públicas de Patrocínio. Desde então, busca soluções para, com os apoios da Administração e da Câmara Municipal, da Associação Defensora dos Animais-ADA Patrocínio e da Associação SOS Animal, colocá-las em prática visando à redução de animais soltos na cidade. 


No início do projeto só se capturavam e recolhiam cães e gatos ao Canil Municipal, onde permaneciam por 48 horas, prazo dado para que seus donos os buscassem, após as quais os animais eram sacrificados. Mas, a prática vem sendo gradativamente sacrificam-se apenas animais gravemente doentes e sem qualquer possibilidade de recuperação, sendo, os demais, devidamente tratados e disponibilizados para doações. 

Visualizadas como soluções em longo prazo para se evitar a reprodução principalmente de cães na cidade, em 2012 iniciou-se o trabalho de castração somente para os de rua, que, capturados e após o mesmo prazo de 48 horas para devolução aos seus donos, eram – e continuam sendo – esterilizados, tratados e devolvidos no mesmo espaço que ocupavam nas ruas. Ampliaram-se, no ano seguinte, as esterilizações para beneficiários do Bolsa Família, adotando-se o critério baixa-renda. 

Em 2014, com a implementação da Lei nº 4.710, o número de castrações de cães foi ampliado. Já as esterilizações de felinos passaram a ser feitas indiscriminadamente, ou seja, também para donos de gatos que não se enquadravam no critério baixa renda.  Houve, ainda, naquele ano, o aprimoramento da técnica de castração também quanto ao tempo do procedimento, com consequente aumento do número de animais esterilizados. Se antes se consumia uma hora na cirurgia, esse tempo caiu para 15 minutos. 

A título de curiosidade, há estatística que dá conta de que, ao longo de seus presumíveis 12 anos de vida, uma cadela e sua respectiva descendência, cada geração produzindo 7 filhotes, é responsável por uma população de 64 mil cães. O número é mesmo assustador, mas, se duvida, faça as contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário