domingo, 7 de dezembro de 2014

O ARTESANATO RIOCONTENSE IMPULSIONA A ECONOMIA LOCAL

Em Rio de Contas, além das peças em metal e madeira, os visitantes se encantam com os bordados como o crivo rústico, crochê e ponto cruz. As peças de metal e madeira são fabricadas em pequenas oficinas montadas nas residências dos artesãos.  

Em 22 de agosto de 1968 foi fundada a Cooperativa Artesanal Mista de Rio de Contas (Cooperart), com o apoio  do SEBRAE e do Instituto de Artesanato Visconde de Mauá.

 A Cooperart  agrega uma grande variedade de produtos criados pelos 54 artesãos que fazem parte da entidade e trabalham constantemente para manter a tradição local na fabricação de peças que encantam turistas e fortalecem a economia local.

A Cooperativa sempre participa de feiras de artesanato. Neste mês de dezembro os produtos estão sendo exibidos em uma feira artesanal no Anhembi em São Paulo.

As peças confeccionadas pelos artesãos locais são comercializadas em várias partes do país, como no mercado modelo em Salvador e Museu do Folclore do Rio de Janeiro.


Rio de Contas, uma das cidades mais antigas da Bahia, surgiu como centro de mineração de ouro, com o esgotamento de suas jazidas, desenvolveramse o artesanato e a agricultura, baseada no café, canadeaçúcar, cereais e tubérculos.


Fotos: Informe Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário